terça-feira, 5 de maio de 2009

Povoa de Lanhoso, terra da Maria da Fonte


A Póvoa de Lanhoso é também terra de uma mulher de armas, a famosa Maria da Fonte, que liderou uma revolta popular ocorrida em 1846 contra o governo de Costa Cabral.

Esta revolta resultou do grande descontentamento que existia em portugal gerado pelas novas leis de recrutamento militar, por alterações fiscais e pela proibição de realizar enterros dentro de igrejas. A população portuguesa manifestava-se, mas nada era alterado, até que, depois de muitas reinvidicações, começam os apelos à revolta do povo e, no concelho da Póvoa de Lanhoso, começam as desordens.

Este movimento feminino foi liderado por uma mulher do povo chamada Maria, natural da freguesia de Fontarda, que por isso ficaria conhecida pela alcunha de Maria da Fonte.



4 comentários:

  1. Tendo presente a idea central deste blogue - o sorriso e a maravilhosa arte de "enriquecer" à sua custa - confesso que o texto sobre a Maria da Fonte me fez sorrir. Fez-me voar até uma Praça central da linda cidade de Luanda, em Angola, que me viu nascer. A Praça Maria da Fonte era efectivamente um marco daquele cidade. A coragem, as convicções e os feitos desta grande mulher da Póvoa do Lanhoso chegaram ali... a milhares de Km da terra que a viu nascer.

    ResponderEliminar
  2. As mulheres portuguesas são mulheres de coragem e convicçoes fortes, que lutam sem medos pelos seus ideais... Eu, além de portuguesa, tenho as minhas raizes na povoa de Lanhoso, nao me falta valentia...

    ResponderEliminar
  3. nao devia de ser so na povo de lanhoso que foi liderada por uma mulher mas sm em todas as zonas o devia de ser... pois o sexo femenino e mais corajoso, tem mais conbicçaos, sao mais determinadas no que fazem....
    nunca lá foi mas por que voce conta deve de ser bastante interecante conhecer...

    ResponderEliminar
  4. tambem me chamo teresa costa lobo e vivo em cascais achei engraçado

    ResponderEliminar