segunda-feira, 4 de maio de 2009

Castelo de Lanhoso


Visitei recentemente este castelo, a que já não ia há muitos anos.

O Castelo de Lanhoso, construido no Monte do Pilar, no concelho da Póvoa de Lanhoso e distrito de Braga, é um magnifico exemplar da arquitectura medieval, erguido no século XII.
Está classificado como Monumento Nacional e considera-se que teve um papel relevante no nascimento do país, porque diz a história que aqui permaneceu presa D. Teresa, mãe de Dom Afonso Henriques, depois da Batalha de S. Mamede. Nesta batalha, travada em 1128, entre Dom Afonso Henriques e as tropas de sua mãe, D.Teresa e do conde galego Fernão Peres de Trava, que se tentava apoderar do governo do Condado Portucalense. Com a derrota, D. Teresa e Fernão Peres abandonaram o governo condal, que ficaria agora nas mãos do infante e seus partidários. Assim, D. Teresa desistia das ambições de ser senhora de toda a Galiza e Portugal não ficou entregue aos espanhóis.

A grande originalidade deste castelo é-lhe atribuida pelo facto de estar construido sobre uma pedra gigantesca - o maior monólito granítico de Portugal e tem umas vistas preveligiadas sobre a vila de Lanhoso, sendo rodeado pelas serras do gerês e da cabreira e pelos rios Cávado e o Ave.
O seu espaço interior está adaptado a museu.

Horário de visita:
Sábado, Domingo e Feriados (Set. a Jun.): 10h00 - 13h00 / 14h00 - 18h00
Todos os Dias (Julho e Agosto): 10h00 - 13h00

1 comentário:

  1. Fantástico!! também tenho uma atração muito forte por castelos e pelo valor histórico que carregam, Só falta visitar este...

    ResponderEliminar