quarta-feira, 13 de maio de 2009

Fátima, 13 de Maio




Comemoram-se este ano os 92 anos das aparições aos pastorinhos em Fátima.
92 anos em que muitos não acreditam, outros duvidam e vários criticam, mas são milhões os que acreditam e demonstram a sua fé neste dia no Santuário Santuário de Fátima ou espalhados pelo mundo, acompanhando esta celebração através do pequeno ecrã.
Confesso que a mim me sensibiliza muito esta demonstração da fé. Emociono-me de forma especial com a procissão das velas e com a cerimónia do adeus, sem esquecer a benção dos doentes, que me comove imenso.
Gosto de ver tantas pessoas com o coração repleto de fé, de agradecimento ou de preces para si ou para os seus.
Em tempo em que tanto se fala de crise é bom ver que a fé não está em crise e que tantos demonstram a sua espiritualidade, aquilo em que acreditam e que os ajuda a serem pessoas melhores e com mais esperança.

4 comentários:

  1. lamento não concordar contigo.

    fé é uma coisa, fanatismo é outra, respeito a fé, mas abomino o fanatismo.

    quanto a mim o que se passa em fátima é um sincretismo religioso

    ResponderEliminar
  2. Obrigada pelo teu comentário Mario. Respeito a tua opinião, mas claro que também nao concordo contigo. Nunca estive em fatima neste dia, mas gosto de assistir às cerimonias pela televisão e gosto de ir a fatimanoutras alturas. É um local em que me sinto bem, em que sinto uma energia especial, que me faz bem. Não sinto fanatismo e muitas pessoas sei que pensam como eu. Se vires o que se passa no futebol?? Tambem nao falta fanatismo, mas ha muitos adeptos que se sentem bem no estadio. Cada um deve procurar o que lhe faz bem...
    Mesmo com opinioes diferentes, é esta a piada do blog!!

    ResponderEliminar
  3. Durante a minha vida fui levado a concluir o seguinte: Amor, Religião e Futebol não se discutem.

    Tal conclusão, como se depreende do raciocinio da Teresa, resulta do facto de se estar (aparentemente) em face de uma energia especial em cada um desses fenómenos que se sente e não se explica.

    Quem a sente, louva-a. Quem a não sente, tende a desvalorizar os fenómenos que lhe estão associados.

    No caso específico da religião, de que o fenómeno "Fátima" é o expoente máximo em Portugal, confesso que já não sinto essa energia há muitos anos. Isto sem prejuízo da possibilidade de me continuar a sentir bem dentro de um qualquer santuário, pela sensação de paz e de recolhimento que tais estruturas normalmente potenciam.

    Por outro lado, admito igualmente que me sinto fortemente resistente a comprender fenómenos de alienação de massas, ocorram eles em santuários, em estádios ou numa qualquer praça pública.

    E "Fátima", salvo o devido respeito pela devoção de cada um, é para mim um dos grandes exemplos de alienação de massas deste país. Com a agravante de que é explorado económicamente até à exaustão, sem que aos devotos tenham sido alguma vez prestadas contas.

    De qualquer forma, porque estas coisas da "religião" não se explicam, deixo aqui o meu testemunha de enomre respeito por todos aqueles que vêm em "Fátima" um espaço de salvação pessoal e se dispõem a sacirificar um pouco de si em função dessa slavação.

    ResponderEliminar
  4. Concordo e discordo de ti, Gil. Eu gosto de discutir, conversar sobre amor, religiao e futebol. Concretamente o que menos discuto é futebol, porque os futebolistas profissionais ganham demasiado dinheiro e a generalidade das pessoas ja gasta demasiado tempo a falar neles. Amor e religião sao assuntos sobre os quais me agrada conversar e trocar ideias. acho que aprendemos sempre qualquer coisa.
    Quanto a Fátima tambem respeito e admiro os que caminham durante dias e se deslocam a um local onde se sentem bem. Quanto aos gastos economicos, não acho que seja dos locais em que mais se gasta... E uma lembrançasinha de lá sabe sp tao bem...

    ResponderEliminar