domingo, 21 de novembro de 2010

Quinoa, muito saborosa...



A quinoa era um cereal venerado pelos Incas. Cresce no estado selvagem nos maciços ocidentais dos Andes até 4.000 metros de altitude. Era para os Incas uma planta sagrada sendo o imperador quem deitava à terra todos os anos as primeiras sementes da época, com a ajuda dum utensílio em ouro ou durante um ritual dedicado à fertilidade.

Actualmente a quinoa é revalorizada pelas suas propriedades dietéticas e altamente nutritivas.

Qualidades Alimentares:
· Rico em proteínas (16 a 18% e até 22% em certas variedades), a quinoa é muito equilibrado em aminoácidos essenciais e pode-se quase considerar como uma proteína completa. É particularmente rico em lisina (muito útil para os vegetarianos), em arginina e histidina, duas substâncias essenciais para os bebés.
· Em relação ao trigo, o quinoa contém mais 50% de cálcio, 50% de magnésio, 3 vezes mais ferro, 2 vezes mais zinco. Estas percentagens elevadas fazem do quinoa um alimento completo muito recomendado e em particular para as pessoas que não consomem lacticínios.
· Leve, de digestão muito fácil, é uma boa fonte de fibras, minerais e vitaminas (B1, B6, C e E) e mesmo de óleos (ácido linoleico e linolénico) o que o torna numa boa fonte de vitamina F. A quinoa não contém glúten proveniente em particular do trigo.
· A quinoa tonifica os rins e as funções do pericárdio.
· Reforça todo o corpo
.

Modos de consumo:
A quinoa utiliza-se de múltiplas formas: em sopas, saladas, gratinados ou cozinhado como o arroz.
Lavar a quinoa. Prever 70 gramas por pessoa. Rejeitar a água de lavagem. Deixar ferver 8 a 12 minutos.

É muito saborosa e como podem ver tem muitas propriedades!! A forma como mais gosto de a cozinhar é de forma semelhante ao arroz, misturando vários vegetais.

2 comentários: