quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Cardamomo



Conheci recentemente estas sementinhas que agora procuro consumir com regularidade porque já experimentei algumas das suas vantagens!!
O cardamomo é ainda pouco conhecido em Portugal, mas muito utilizado na culinária e na medicina tradicional asiática.
Tem um aroma intenso e gosto forte, levemente apimentado. Além de ser usado na massa de pães, bolos e carnes, o cardamomo também é usado no café árabe, no chá ou podemos comer a suas sementes sozinhas, usufruindo dos seus importantes benefícios para a nossa saúde.
A semente dessa planta da família do gengibre, era mascada pelos egípcios para refrescar o hálito e limpar os dentes.
Posteriormente as suas propriedades terapeuticas foram descobertas e ele passou a fazer parte dos produtos naturais voltados à saúde. O cardamomo tem efeito digestivo, anti-séptico, diurético, laxante e expectorante – uma boa opção para auxiliar no tratamento de gripes e constipações. Basta apenas uma pequena quantidade para prevenir a formação e auxiliar a excreção do muco das vias aéreas.
O nutricionista norte-americano David Grotto, fundador da Nutrition Housecall (instituição que providencia cuidados personalizados de nutrição e dietética) e autor do livro “101 alimentos que podem salvar a sua vida” (Ed. Larousse), relata as propriedades do cardamomo para matar H. Pylori, a bactéria associada a úlceras. “Também exerce um efeito calmante no aparelho digestivo e é usada para tratar dispepsia e gastrite.” Na medicina chinesa, o ingrediente é utilizado contra problemas do aparelho digestivo, como a dor de estômago, náuseas e vômitos.

Sem comentários:

Enviar um comentário